top of page
Buscar
  • Ricardo Gonçalves

Porte de arma de fogo


Arma de fogo com munição

A técnica de portar arma de fogo sem munição na câmara surgiu no período do Velho Oeste nos EUA, época em que era comum utilizar uma munição a menos no tambor do revólver. A câmara do tambor responsável pelo primeiro disparo ficava vazia ,caso o percussor, por uma queda ou a própria trepidação ao andar a cavalo, fosse acionado o disparo não ocorreria. Os sistemas de segurança eram mais falhos.


Posteriormente o Estado de Israel passou a ter como protocolo o porte de arma sem munição na câmara.


Atualmente as armas modernas são muito seguras e no cenário brasileiro não vejo praticamente nenhuma vantagem em portar uma arma de fogo sem munição na câmara.


Falando de uma forma bem simples e rápida.


A única vantagem que há em você não utilizar a munição na câmara, seja em uma arma de repetição ou semiautomática, é você ganhar alguns segundos caso sua arma seja tomada pelo agressor.


Nesse caso você terá ganhado um tempo a mais para tentar reaver a arma, fugir, aplicar socos ou golpes no mesmo.


Está é a única vantagem, não enxergo outro benefício.


Agora vou citar as desvantagens:


1. Você via de regra terá que ter as duas mãos vazias para manobrar o ferrolho e colocar a arma em pronto uso.


Sua mão de apoio não vai poder estar ocupada, Seja empurrando o agressor, tentando abrir uma porta, etc.


2. As técnicas para manobrar o ferrolho e botar a arma em pronto uso com apenas uma das mãos, exigem um treinamento muito intenso por parte do operador, são bem mais lentas e no confronto corpo a corpo são ineficazes.


3. Este tipo de porte praticamente impede um saque e disparo na linha de cintura. O que é muito comum, por exemplo, quando o agressor está muito próximo de você. Essa técnica na linha de cintura é excelente, pois faz você aproveitar a janela de oportunidade da forma mais rápida possível. Também evita que o agressor possa tentar segurar sua arma, já que você não estica os braços.


4. Você não consegue efetuar um saque discreto do seu armamento. Você obrigatoriamente terá que fazer um saque vigoroso e barulhento ao manobrar o ferrolho.


Comentem!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page