top of page
Buscar
  • Ricardo Gonçalves

CAC reagindo a assalto em estabelecimento comercial

Atualizado: 11 de jan. de 2022


Este vídeo mostra a reação exitosa de um atirador desportivo a um assalto. Esse texto não tem o intuito de fazer nenhuma crítica aos procedimentos adotados pelo cidadão.Porém algumas análises são importantes.


Primeiramente o cidadão é pego de surpresa pelo marginal e age de forma corretíssima, não tenta sacar sua arma instantaneamente pois estava em desvantagem já que o marginal já tinha a arma empunhada. Esperou um momento de distração do marginal para sacar a arma.


O cidadão no momento em que saca a arma, faz alguma verificação no armamento, não sei dizer qual exatamente, se baixou a trava externa de segurança ou se verificou se havia munição na câmara. Isso foi um erro, pois deu oportunidade ao marginal perceber a situação.


A arma deve ser portada sempre com munição na câmara, pronta para ser disparada. Apenas em pistolas de ação simples se justifica o porte com a arma travada.


Outra falha foi ter se aproximado ainda mais no momento dos disparos , o que gerou a possibilidade do marginal entrar em luta corporal ou mesmo agarrar sua arma.


É muito comum o erro de de aproximar do agressor, para ter certeza que irá acertar o tiro.


Isso é um enorme erro, pelos riscos já mencionados e por um outro detalhe importante: o tiro mais próximo fica mais fácil para ambos, inclusive para o marginal.


Por isso a necessidade de treinamento e confiança no seu tiro. Treine sempre as mais variadas distâncias, desde tiros a curtíssimas distâncias ( 1 ou 2 metros ) até disparos a 25 metros. Treinando dessa forma o atirador terá total segurança em acertar o disparo, sem cometer o erro de encurtar a distância, e com isso também "facilitar" para o marginal.


Fiz apenas algumas observações que julgo importantes, porém como disse: "de fora" é mais fácil fazer uma leitura do cenário como um todo.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page